Como planejar um casamento passo a passo

Como organizar um casamento não é uma tarefa nada fácil. São tantos detalhes a serem planejados que as noivinhas piram quando tudo começa aparecer. Muitos pequenos detalhes que nos fazem ficar perdidas.

como-organizar-um-casamento

Agora, como fazer para por tudo em ordem e garantir que seu grande dia seja perfeito… Normalmente as noivas se encaixam numa das opções, aquelas que tem pouquissimos meses antes do casamento e aquelas que tem mais tempo para planejar tudo. Num grupo ou no outro, você terá muito a fazer mas se tiver pelo menos 1 ano para planejar sua vida será mais “fácil”.

Tenha em mente:

Orçamento: Se você ainda não decidiu a data ( você pode clicar aqui para ler um outro artigo que escrevi) é bom dar uma boa analisada nas suas financias e analisar tudo o que você pode juntar até agora e quanto mais pretende juntar nos próximos meses. Essa dica é apenas para ter uma ideia de quanto você pode gastar e quanto tempo extra precisa para juntar mais e pagar as contas do casamento (meninas vamos evitar ficar no vermelho no cartão de crédito ok?) tendo o orçamento aproximado em mente fica mais fácil de decidir quando vocês vão casar.

Fornecedores: Você tem algum fornecedor que é apaixonada pelo trabalho dele/dela? Talvez um decorador, fotógrafo, videografo etc… Se tem alguem em especial é bom deixar anotado pra em breve ir adiantando o que for preciso para garantir esse fornecedor. Não se esqueça de conferir com amigos e ex noivas se o fornecedor é mesmo tão bom quanto você imagina, o boca a boca ainda é a melhor forma de descobrir.

Convidados: Já sabe mais ou menos quantas pessoas vocês pretendem convidar? O número de convidados irá refletir no tamanho da festa. Se vocês estão procurando algo menor, um casamento em casa, num restaurante, um mini wedding. É bom ter em mente que não poderão convidar muitas pessoas e terão que fazer um seleção bem firme. Um mini-wedding normalmente varia, mas as noivas que procuram focar nesse estilo normalmente não ultrapassam de 100 pessoas. Se você está com uma boa verba disponível, sorte sua. Se quiser convidar e ter uma festona não tem problema. Mas ainda assim fique de olho na lista de convidados (principalmente na lista de convidados dos amigos da familia), nesse dia especial você quer que seu casamento seja especial, único e celebrar com todos que você se sente bem. Cuidado para não convidar pessoais de mais e sentir que seu casamento não é tão intimo como poderia ser e acabar passando o sentimento de ser apenas uma grande festa.

 

Guia Completo de Como organizar um casamento

Se você ainda não sabe, eu criei um guia completo com todo o passo a passo de como organizar um casamento do começo ao fim. Eu sei como é complicado e trabalhoso para noivas de primeira viagem. E após receber muitas perguntas, dicas sobre preparação, eu decidir escrever um e-book (livro digital) com tudo o que eu sei sobre casamento, como eu planejei tudo e os truques e dicas que aprendi durante todos esses anos trabalhando com casamento. Também juntei ao ebook várias planilhas, listas/checklists para ajudar as noivinhas na organização e a acelerar o processo de planejamento o mais rápido possivel e evitar aquela dor de cabeça de ficar que nem cego no meio do tiroteiro. Se você tiver interesse, poderá adquirir o ebook aqui e fazer parte das noivas que estão “por cima”.

Confira também o meu blog. Estou sempre adicionando artigos novos que tem ajudado muitas noivas, espero te ajudar também 🙂

Cronograma Mês a Mês:

Até 1 ano antes

  1. Escolha a data!
  2. Defina seu orçamento!
  3. Reserve o local religioso.
  4. Faça a lista de convidados.
  5. Reserve o local da festa.
  6. Contrate o cerimonial.
  7. Contrate o fotógrafo.
  8. Contrate o videografo.

9 meses antes

  1. Escolha os padrinhos
  2. Onde ir na lua de mel?
  3. Escolha o vestido de noiva
  4. Escolha os fornecedores

6 meses antes

  1. Reveja a lista de convidados.
  2. Escolha o Buffet
  3. Escolha o tema do casamento.
  4. Escolha as cores do casamento.
  5. Escolha e finalize detalhes da decoração
  6. Faça o save the date envie.

5 meses antes

  1. Encomende o buquê e os acessórios.
  2. Dj ou banda?
  3. Organizar o chá de lingerie, panela, bar
  4. Escolha os convites
  5. Escolha as lembrancinhas

4 meses antes

  1. Envie a lista dos convidados para a impressão.
  2. Converse sobre a decoração com a outra noiva que casará na mesma igreja que você (caso tenha)
  3. Monte as listas de presentes
  4. Escolha o sapato da noiva
  5. Escolha o traje do noivo, daminhas e pajens.
  6. Se preciso, já vá atrás do aluguel de um gerador para a festa.
  7. Exames pré-nupciais.

3 meses antes

  1. Encomendar os bem-casados (ou macarons, ou pão de mel).
  2. Marque as provas de cabelo e maquiagem. Reserve o dia da noiva.
  3. Separe os documentos e marque o casamento civil.

2 meses antes

  1. Reserve a suíte de hotel para a noite de núpcias.
  2. Se for preciso, contrate um carro com motorista.

1 mês antes

  1. Separe os documentos para a viagem de lua de mel.
    40. Defina a trilha sonora da cerimônia.

Última semana

  1. Adiante pedicure, manicure e depilação.
  2. Marque uma massagem e relaxe
  3. Tente usar o sapato em casa para amaciá-lo.
  4. Confirme todos os serviços por telefone.
  5. 52. Mande polir as alianças.
  6. Faça as malas para a lua de mel!